domingo, 3 de janeiro de 2016

Mosqueiro , a ilha que a cada dia nos encanta por sua antiga e rara beleza.








Mosqueiro, o "éden paraense", assim é a descrição inicial do periódico Ilustração Brasileira Ano XIX Nº 72 , abril de 1941 , acervo da biblioteca nacional do rio de janeiro .A matéria é assinada por  Nenê Macaggi http://www.recantodasletras.com.br/cordel/3925979.



Em sua andanças pela ilha nos revela alguns detalhes importantes, com por exemplo a construção do anexo do Mercado da Vila, diz o texto: " Ali pegado está em acabamento uma obra notável: um prolongamento do Mercado, à direita e junto uma estação moderna para guardamento de ônibus, uma obra do prefeito Abelardo Condurú, que é sem favor algum, o gênio benfeitor do adorável "ÉDEN" ",
Construção do anexo já que a parte principal foi inaugurada em 18 de agosto de 1913, conforme consta em publicação data de 18 de agosto de 1913, com a presença de figuras ilustres e conhecidas de nossa história, o Sr. Pires Teixeira e o Sr. Francisco Xavier Dias Cardoso.



 Em outra interessante passagem diz: Vejo mais adiante a segunda obra de embelezamento: é na praia do Bispo, aliás avenida Getúlio Vargas, defronte de Marajó; ladeado de seguras escadarias que dão acesso à praia, ergue-se um excelente caramanchão enfeitado de trepadeiras, vasos marajoaras e canteiros retangulares com flores vivas, a descansar  sobre pedras coloridas de vários desenhos! Uma verdadeira gracinha !"                                                                         
                                                                                                                  Facebook: JCSOliveira Carlos


Realmente, a obra feita na Praia do Bispo,  (uma obra valiosa do Intendente Alcindo Cacela).
http://mosqueirando.blogspot.com.br/2014/01/na-rota-da-historia-alcindo-cacela-e.html  sem dúvida nos revela uma obra de bom gosto, de beleza e encantamento. Foi o que senti quando em 2013 pesquisando fotos antigas de Mosqueiro encontrei no acervo de Carlos Estevão , várias fotos da Ilha que estavam sem identificação, e dentre elas , a escadaria da praia do bispo , vejam que beleza !




" caramanchão enfeitado de trepadeiras, vasos marajoaras e canteiros retangulares com flores vivas, a descansar  sobre pedras coloridas de vários desenhos!"

 Vejam só que maravilha de narrativa, um encantamento por obras e paisagens vistas em apenas um dia de visita, são suas considerações finais: " Tarde adorável e inesquecível essa que passei no Mosqueiro e que me trouxe a lembrança por tantas vezes Niterói !"
Vale ressaltar que as fotos de Carlos Estevão, devem datar de 1936, enquanto que a visita da autora certamente foi em 1941.



Não muito distante da Praia do Bispo, descendo para a praça da matriz, outro complexo de obras, tornaram nossa ilha um "encanto" aos visitantes. Vejam as fotos do Periódico Revista da Semana, Ano XL Nº 25 de 27 de maio de 1939.


      O trapiche da Vila com duas pontes, uma delas servindo ao transporte de cargas e outra a de passageiros. Ao alto podemos ver a beleza de um pedaço do que é hoje o "recanto dos tamarindos"
o Praia Bar , uma mureta que hoje não existe mais em frente a uma das pontes.Pelo visto feito com muito zelo.



Vale a pena uma singela comparação:
Fonte:Augusto Meira filho, ilhas e vilas,1978.

                                                                Fonte : Desconhecida.

   Autor: Cássio Silva
   



























Nenhum comentário:

Postar um comentário