quarta-feira, 25 de maio de 2016

O Mercado Municipal do Mosqueiro - PA



                

O Mercado Municipal do Mosqueiro, uma das mais imponentes obras de arquitetura e engenharia feitas em nossa ilha resiste ao tempo e encanta residentes e visitantes pela sua grandiosidade, de certo modo esquecido as vezes pelo poder público, continua a ter um papel importante em nossa história.



Mas afinal de contas, quantos anos o Mercado Municipal possui?

Minhas pesquisas, datam sua inauguração do dia 18 de agosto de 1913, na então administração do intendente Municipal da Capital Dr. Dionísio Bentes (1913-1914), que aliás esteve presente em sua inauguração conforme jornais da época: “ ...ontem o intendente municipal da capital Dr. Dionísio Bentes, acompanhado dos vogais do Conselho e outras pessoas gradas, foram à vila do Mosqueiro, afim de inaugurar o mercado construído sob a direção de engenheiro Pires Teixeira. No ato inaugural falou o Farmacêutico Dias Cardoso, saudando o intendente municipal em nome do povo daquela vila. O Dr. Dionísio Bentes respondeu dizendo que se achava sensibilizado ante a manifestação do povo mosqueirense”.

 

A foto abaixo, foi publicada em 1933, temos a fachada da empresa de bondes o cinema e o mercado , chama a atenção a torre do relógio, no que chamamos hoje de mercado velho, relógio doado pelo próprio engenheiro o Sr. Pires Teixeira para embelezar o “mimo” construído com muito orgulho pela administração da época.

 

Apesar do registro antigo e com imperfeições, vemos ainda o Bond de tração animal fazendo seu percurso em frente ao Mercado, o serviço já havia sido inaugurado em 22 de agosto de 1904, sob a gerência de Antônio Pindobussú de Lemos.Tempo mais tarde passado a gerência de Pires Teixeira (1912).

Mais adiante em 08 de setembro de 1913, Mosqueiro inaugura o serviço de energia elétrica, mais uma grande conquista para seu desenvolvimento.

  Encontramos outra foto do Mercado Municipal (1941) onde aparentemente passa por reformas, aliás assunto tratado pela matéria assinada por Nenê Macaggi, em abril de 1941, intitulada “ oito horas no éden paraense”  , assim descreve a escritora, em suas andanças pela ilha que nos revela alguns detalhes importantes, como por exemplo a construção do anexo do Mercado da Vila, diz o texto: " Ali pegado está em acabamento uma obra notável: um prolongamento do Mercado, à direita e junto uma estação moderna para guardamento de ônibus, uma obra do prefeito Abelardo Condurú (1936 a 1943) , que é sem favor algum, o gênio benfeitor do adorável "ÉDEN". 

Portanto 28 anos após a construção de 1913, vemos a Estação da PMB, onde eram guardados os veículos pertencentes a Prefeitura e que circulavam em nossa Ilha. Esse prolongamento que deu origem a nova construção só fora possível após a encampação e compra do terreno contíguo pela bagatela de 24:670$000 (vinte e quatro contos, seiscentos e setenta mil réis) conforme prestação de contas do então intendente Municipal Sr. Antônio Crespo de Castro (1926 a 1928). 

 

Dr. Crespo notabilizou-se pelo excelente tino administrativo, tendo sido convidado pelo Dr. Dionísio Bentes a dirigir a Estrada de ferro de Bragança num período em que a ferrovia se encontrava nas mais precárias condições. Uma vez à frente dos destinos da estrada, em pouco tempo revelou-se o mesmo competente e apreciável administrador,  preciosíssimo profissional, transformando a via-férrea num dos mais eficientes departamentos do Estado. Mosqueiro certamente agradeceu mais uma vez, por possuir administradores competentes e engajados com o desenvolvimento de seu povo.

 Imagens mais recentes do Mercado, nos mostram a ação do tempo por vezes perversas, mas, o encantamento pela grandiosidade fala mais alto, passando por várias gerações seus novos e ainda antigos trabalhadores permanecem na memória de visitantes e do próprio povo local das épocas áureas de férias onde o movimento era intenso. 



 A última foto, nos mostra uma parte da Travessa Siqueira Mendes, rua atrás do Mercado Municipal.

 

  Mercado Municipal da Vila do Mosqueiro,  PARABÉNS pelos seus  103 anos de existência e que sua grandiosidade continue a encantar nossa bela história. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário